A Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico úmido compreende dois níveis hierarquizados de formação - Mestrado e Doutorado, conferindo-se os graus de Mestre e Doutor em Desenvolvimento Sustentável do Trópico úmido.
A duração máxima do curso será de 24 (vinte e quatro) meses para o Mestrado e 48 (quarenta e oito) meses para o Doutorado, contados da data da primeira matrícula.

O Currículo deverá integralizar, no mínimo, 40 créditos em disciplinas ou atividades curriculares para o Mestrado e 44 créditos para o Doutorado, definidos no Projeto Pedagógico de Curso e no Regimento Interno do Programa. Cada disciplina ou atividade terá uma carga horária definida, a qual será expressa em créditos, cuja unidade corresponde a 15 (quinze) horas de atividades de natureza teórica, a 30 (trinta) horas de atividades de natureza prática e a 60 (sessenta) horas de estágio supervisionado e atividades laboratoriais ou trabalhos de campo.

Para a obtenção do Grau de Mestre ou Doutor, o discente deverá ter cumprido, no prazo estabelecido pelo Programa, as seguintes exigências:
• ter integralizado os créditos curriculares;
• ter obtido aprovação em exame de qualificação, quando for o caso, na forma definida pelo Regimento Interno do Programa;
• ter sua Dissertação ou Tese aprovada por uma banca examinadora;
• ter sua dissertação ou Tese homologada em reunião do Colegiado do Programa;
• ter aprovação em exame de proficiência em língua;
• estar em dia com suas obrigações na Unidade Acadêmica, tais como, empréstimo de material bibliográfico, equipamento ou outros materiais e demais obrigações definidas pelo Colegiado.

Para fins de avaliação do discente nas atividades curriculares de pós-graduação, ficam instituídos os seguintes conceitos, com os correspondentes símbolos e escala numérica, que deverão ser inseridos no histórico escolar do sistema de registro acadêmico oficial, ao final de cada período letivo:

EXC (Excelente)   9,0 a 10,0
BOM (Bom) 7,0 a 8,9
REG (Regular) 5,0 a 6,9
INS (Insuficiente) 0,0 a 4,9
SA (Sem Aproveitamento) Sem Aproveitamento
SF (Sem Frequência) Sem Frequência

Considerar-se-á aprovado o discente que, na disciplina ou atividade correspondente, obtiver o conceito REG, BOM ou EXC e pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às atividades programadas.
A Dissertação de Mestrado será considerada aprovada com a manifestação favorável e unânime da Banca Examinadora, por meio de parecer de seus membros.
No caso do Doutorado, o aluno será considerado aprovado com a manifestação favorável de, pelo menos, 4 (quatro) membros da Banca, por meio de parecer conjunto.

Depois de aprovada a dissertação ou tese e cumpridas as exigências regimentais, o Colegiado do Programa homologará a Dissertação ou Tese e concederá o grau correspondente. Após a Homologação e Concessão do Grau, a Coordenação do Programa encaminhará o respectivo processo à PROPESP, solicitando a emissão do Diploma correspondente, acompanhado de documentação definida em Instrução Normativa específica dessa Pró-Reitoria.