Objetivos

• Contribuir para a consolidação, expansão e integração entre o conhecimento científico e tecnológico na região.
  • Formar recursos humanos qualificados nas diferentes áreas do conhecimento, com ênfase na espacialização da informação através de técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento.
  • Desenvolver e difundir as tecnologias espaciais a partir de uma abordagem global (espacialização da informação) e integrada (utilização de competências científicas multidisciplinares voltadas para a solução de problemáticas comuns), inserindo a Universidade Federal do Pará no contexto nacional e internacional no que diz respeito ao Ensino, Pesquisa & Desenvolvimento (EP&D) do sensoriamento remoto e geoprocessamento.
  • Contribuir para a difusão do conhecimento dando apoio ás atividades de informação e comunicação científica, eventos, publicações e repasse dos resultados para a sociedade civil.
  • Pelo seu potencial tecnológico e cientifico, contribuir com a instituição para construir parcerias com instituições governamentais, não governamentais e privadas e viabilizar a aquisição de novas fontes de recursos.
  • Produzir documentos de síntese temáticos, multi-temporais, multi-escala e multifonte sobre o meio físico e as atividades humanas na Amazônia.
  • Contribuir para a formação, qualificação e atualização de docentes de nível superior e médio que atuem em instituições de ensino básico, fundamental e superior do Estado do Pará.

Responsável: Pedro Walfir Martins e Souza Filho.
Técnicos:
Lourival Gomes da Silva Junior.
Paulo José de Oliveira Alves.