Objetivo

O Laboratório de Microanálises, antigo LABMEV, atende uma grande demanda de usuários e contribui para a melhoria na qualidade das pesquisas e da formação de recursos humanos na Amazônia há 12 anos. Atualmente, conta com os seguintes equipamentos:

• Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) Zeiss, 1430 - Em rotina desde setembro de 2003.
  • Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) Zeiss, SIGMA-VP: Em rotina desde novembro de 2015, e pertencente ao Instituto Tecnológico Vale (ITV), mas cedido em sistema de comodato com o IG-UFPA.
  • Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) Zeiss, EVO-10: Aguardando instalação.
  • Microssonda Eletrônica Jeol, JXA-8230: Rotina prevista para 2°/2016.

A maior parte dos usuários atendidos é formada por alunos de pós-graduação/graduação desta e de outras instituições públicas e particulares, professores e pesquisadores, além de profissionais de empresas ou órgãos públicos. As principais áreas atendidas são geologia, odontologia, biologia, arquitetura, engenharias mecânica, química, elétrica e de alimentos, química industrial e oceanografia.

Responsável: Davis Carvalho de Oliveira