Objetivo

Laboratório de ICP-MS instalado no prédio-sede do IG área do PPGG está em fase de ajustes finais e dedica-se às análises químicas multi-elementares em concentrações muito baixas (ppm a ppb) em rochas, solos e principalmente águas. Por isso requer muitos cuidados analíticos, desde aberturas, diluições e as medidas em si. Daí que seus custos são elevados e por esses motivos para a realização das análises requer reposição financeira, e, além disto, o interessado deverá realizar todas as fases preparatórias. O laboratório não dispõe de técnico específico e é no momento administrado por duas alunas de pós-graduação, Darilena Porfírio e Glayce da Silva, sob a orientação do professor Marcondes Lima da Costa.  Este laboratório faz parte da estrutura laboratorial geral analítica do GMGA, denominado de LAMIGA. Dentro do LAMIGA incluem-se ainda:

Laboratório de FTIR, que atende interesses na área de mineralogia, produtos inorgânicos e orgânicos;

Laboratório de DRX, FRX, FRX pistola, UFRX, MEV/EDS bancada e granulômetro que atende pesquisas diversas;

Todos esses equipamentos/laboratórios são também administrados por alunos de pós-graduação

Laboratório de Mineralogia-Gemologia com microscópio ótico, estereomicroscópio, microscópio gemológico, micro-raman, outros equipamentos gemológicos, balança de densidade, ricas coleções de minerais, de modelos cristalinos, livros. Ele atende as aulas de mineralogia graduação do Curso de Geologia da FAGEO e pós-graduação do PPGG e as pesquisas do GMGA e outros;

Responsável: Prof. Marcondes Lima da Costa