Objetivos

• Preparação de amostras de sedimentos, rochas srdimentares e outros materiais para análises mineralógicas, químicas e micropaleontológicas.
  • Análises texturais granulométricas e análises petrográficas de rochas sedimentares.
  • Peneiramento e determinação granulométrica por sedimentação.
  • Identificação e descrição de silicatos e carbonatos
  • Tingimento de minerais sobretudo em carbonatos
  • Determinação semi-quantitativa do teor de carbonato.

Atende em geral aos alunos de graduação e pós-graduação do IG, pesquisadores de várias instituições; prestação de serviços nas áreas de sua competência. Além disso, propicia a parte prática das seguintes: Sedimentologia (graduação), Sedimentologia Aplicada à Oceanografia (graduação) e  Sedimentografia (Pós-Graduação).

Responsável: Prof. Afonso Cesar R. Nogueira
Técnico: Everaldo Lira da Cunha