Objetivos
O Laboratório de Microscopia Eletrônica de Varredura (LABMEV) da UFPA tem caráter multidisciplinar e pode auxiliar estudantes e pesquisadores de diversas áreas da UFPA e de outros centros na obtenção de imagens de alta resolução de minerais, microfósseis, dentes, fios, etc, ampliadas em até 300.000 vezes, revelando detalhes imperceptíveis em microscópios convencionais. Está previsto também, quando o mesmo estiver em rotina de operação, a possibilidade de prestação de serviços para outras instituiçôes e/ou empresas particulares.
As atividades desenvolvidas pelo LABMEV constam de:

• Metalização a carbono ou a ouro de lâminas delgadas, seções polidas, grãos minerais, etc. a serem analisados no MEV;
  • Obtenção de imagens com alta resolução de minerais, minérios, fósseis, microfósseis, dentes, fios, etc. ampliadas entre 15 e 300.000 vezes;
  • Realização de análises químicas pontuais qualitativas e semi-quantitativas dos objetos analisados;
  • Realização de mapas de distribuição de elementos dentro de grãos ou seções minerais;
  • Gravação dessas imagens em CD para posterior utilização pelo usuário.

Responsável: Prof. Cláudio Nery Lamarão.

Técnico: Bruno de Jesus Portugal

MEV-VALE